21 agosto 2008

Medicina Veterinária

Se você gosta muito de animais e quer se dedicar a eles, a Escola de Veterinária é o seu lugar. Você vai adquirir conhecimentos sobre saúde e reprodução dos animais e descobrir muitas outras áreas de atuação do médico veterinário – como pesquisas, práticas e métodos de melhoramento genético, produção e controle de vacinas, bem como inspeção de qualquer produto de origem animal.

Sobre o curso

Desde os primeiros períodos e simultaneamente às disciplinas teóricas, os alunos têm bastante contato com a prática. O curso de Medicina Veterinária tem flexibilizado seu currículo para que os estudantes visualizem diferentes caminhos e orientem o foco de sua formação acadêmica de acordo com sua área de interesse.

Criado em 1932, o curso de Medicina Veterinária é dividido em quatro áreas de conhecimento:
- Clínica e Cirurgia Veterinária: responsável pela formação médica do veterinário; abrange as disciplinas que habilitam nas áreas de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Patologia, Toxicologia e Reprodução Animal.
- Zootecnia: trata da produção animal como, por exemplo, a bovinocultura de corte e de leite, a suinocultura e a avicultura; gera e difunde tecnologias para a exploração de animais de interesse econômico ou social.
- Medicina Veterinária Preventiva: trata das práticas e métodos de prevenção de doenças animais, como pesquisas genéticas e produção de vacinas.
- Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal: área com largo campo de atuação, já que todos os produtos de origem animal produzidos no País têm que passar pela inspeção de um médico veterinário antes de serem liberados para o consumo.

Números


- Até 2004, são 4.245 profissionais formados.
- Um total de 1.570 teses de Mestrado e Doutorado já defendidas.
- Os alunos contam com 112 laboratórios.
- Cerca de 90% dos professores são Doutores.
- Em média, 95% dos alunos concluem o curso.

Recursos

A Escola de Veterinária da UFMG possui diversos laboratórios, entre eles, o de Controle e Qualidade do Leite, que faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Qualidade do Leite. Além dos laboratórios, os alunos têm acesso, no Hospital Veterinário, a recursos vários como o Setor de Diagnóstico por Imagem, equipado com Raio X, Ecodoppler, Cardiografia, Videolaparoscopia e Artroscopia.
A Escola está sendo ampliada. As salas estão sendo redimensionadas e as instalações hospitalares ampliadas para melhor acomodar os alunos residentes e aumentar a qualidade do atendimento. Serão criados no Departamento de Zootecnia, os laboratórios de Calorimetria Animal, Metabolismo Animal e Aquacultura.

Revista

A Escola de Veterinária da UFMG publica, desde 1943, a revista científica Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia (Brazilian Journal of Veterinary and Animal Science). Redigida por especialistas, essa revista é bimestral e divulga artigos científicos e estudos sobre diversos ramos da Medicina Veterinária. É reconhecida e respeitada pelos órgãos de incentivo à pesquisa do Brasil e do exterior.

Vida de Veterinário

“Sempre gostei muito de animais e de fazenda. Além disso, detestaria trabalhar o dia inteiro fechado num escritório! O curso da UFMG é um dos melhores do País, pois é um dos poucos que dá ênfase nas áreas de Medicina (clínica, cirurgia, reprodução) e de Zootecnia (produção animal), ambas necessárias para uma boa formação. É preciso estudar bastante, porque a profissão envolve a saúde e a vida de animais muito queridos ou valiosos e também a grande responsabilidade de garantir a qualidade dos alimentos de origem animal, cabendo ao profissional instruir a produção na fazenda e fiscalizar o processamento dos produtos nas indústrias. O mercado de trabalho é amplo e oferece opções para todos os gostos: desde o escritório - computador, terno e gravata -, à fazenda - botina. O que faz a diferença é, principalmente, a versatilidade e, é claro, a competência.”
Leonardo Tavares Coelho

Curso de Medicina Veterinária - UFMG

Localizada em uma área de sete hectares no Campus Pampulha, a Escola de Medicina Veterinária compreende quatro Departamentos, Hospital Veterinário, duas fazendas experimentais, bibliotecas e 112 laboratórios. Admite, anualmente, 120 alunos, em duas entradas semestrais. O curso é diurno e tem duração de cinco anos.

Relação candidato / vaga e máximos e mínimos

Ano Candidato /vaga 1ª etapa 2ª etapa
Min. Max. Min. Max.
2004 17,35 72 112 190 263,8
2005 18,04 72 102 186,8 233,2

Nenhum comentário:

Arquivo do blog